Blog Vince

O que é, importância e como calcular o Takt Time da sua produção.

O que é, importância e como calcular o Takt Time da sua produção.

Quem está no segmento das indústrias ouve muito falar sobre o Takt time e sua importância no dia a dia, porém outros não sabem o que é e nem como ele pode ajudar no chão de fábrica, por isso, trouxemos esse tema este mês. 

O takt time se remete a tempo ou período, ele é muito utilizado para saber quanto tempo é preciso para a criação de um produto. 

O takt time costuma ser visto como uma métrica simples que alinha a produção com a demanda. Na realidade, é um escopo muito mais amplo, impactando o planejamento da capacidade, o design do processo, a programação da produção e as operações do chão de fábrica. 

O cálculo do takt time canônico é: 

Takt Time = Tempo de Produção Disponível / Demanda do Cliente 

Como métrica, o takt time representa a quantidade de tempo "orçada" para fabricar cada peça. Como ferramenta, ajuda você a estabelecer fluxo e eliminar desperdícios em seu processo. 

Para entender como aproveitar melhor o takt time, exploraremos as quatro maneiras diferentes pelas quais o takt time se integra às suas operações de fabricação. Também aprenderemos tudo sobre o takt time operável e, como um bônus adicional, como ele difere do tempo de ciclo ideal.

O tempo takt operável é uma variante muito útil do tempo takt que se concentra nas capacidades do seu processo de fabricação - o que seu processo pode realmente alcançar de forma sustentada. 

O takt time operável é mais ou menos "definido" ou "fixo" pelo design do seu processo de fabricação. A curto prazo, pode ser melhorado de forma incremental por meio de técnicas de melhoria contínua. 

A longo prazo, pode ser melhorado substancialmente por meio de projetos de melhoria em larga escala e mudanças de processo. 

Pense no tempo takt e no tempo takt operável como dois lados da mesma moeda: o tempo takt é impulsionado pela demanda e o tempo takt operável é impulsionado pelo seu processo de fabricação. 

Quando o takt time e o takt time operável estão alinhados, você é capaz de atender de forma completa e eficiente a demanda do cliente.

Quer saber como a Vince pode ajudar? Fale conosco, temos o produto certo para te ajudar com o Takt Time!

Agende um Webinar!