Blog Vince

Controle de Pesagem e Acesso de Caminhões com RFID na Indústria Agrícola.

Controle de Pesagem e Acesso de Caminhões com RFID na Indústria Agrícola.

A aplicação mais comum do RFID no Brasil é no controle da passagem em pedágio, no acesso seguro em áreas restritas e na pesagem de veículos sem interferência humana com precisão e agilidade. Com dezenas de pontos de controle RFID instalados no Brasil, a Vince atua no cliente desde a especificação e projeto até a implantação final do ponto de controle utilizando RFID (passagem, acesso e pesagem).

Na indústria agrícola é muito importante rastrear o veículo durante a permanência do mesmo na unidade fabril ou de exportação (porto), pois pode acontecer o desvio do produto com intenção de roubo ou o erro da rota do veículo desavisado que deve passar pelos pontos de checagem (check point) corretos durante a descarga ou carga.

O sistema de logística voltado para controle dos pontos de conferência de veículos nas indústrias de papel, soja, açúcar e laranja normalmente seguem os seguintes passos utilizando a tecnologia de RFID:

1. Registro da entrada do veículo na unidade fabril ou de exportação (porto) com a entrega do tag RFID para rastreabilidade do veículo durante a descarga da matéria prima ou carga do produto acabado.

2. Registro da classificação da matéria prima que consiste na amostragem da qualidade do produto quando o mesmo chega do campo. O mesmo pode ser aprovado para descarga na unidade ou reprovado fazendo com que o veículo saia da unidade sem descarregar a matéria prima.

3. Registro da pesagem do veículo cheio na descarga de matéria prima com a indicação do próximo ponto de passagem (doca ou moega de silo) e pesagem vazio após descarga. Neste ponto são verificadas todas as tolerâncias da carga. Também são pesados e registrados os veículos de insumos e materiais para manutenção (almoxarifado) tanto na entrada quanto na saída.

4. Registro da descarga de matéria prima nas docas ou nas moegas com tombador ou não e da carga de produto acabado medindo os tempos envolvidos.

5. Registro da saída do veículo com a entrega do tag RFID na portaria. Todos os pontos de checagem são controlados e os tempos registrados, sendo que o veículo não segue para o próximo ponto sem ter passado pelo anterior.

Veja algumas imagens abaixo e entenda alguns pontos do projeto RFID.

Acesso a Fábrica


Pesagem


Classificação


Tombador/Moega


Ganhos com RFID em Veículos:

● Agilidade e segurança no controle de acesso de veículo em condomínios, empresas e estacionamentos;

● Redução no tempo de pesagem na entrada e saída de veículos, permitindo atendimento de mais veículos por dia;

● Rastreabilidade dos veículos no pátio permitindo controlar as rotas de carga e descarga;

● Controle dos tempos de veículos no pátio das empresas sem interferência humana.

Conheça os produtos relacionados

Caixa de conexão GPIO IF1 VINCE

Permite conexão de dispositivos externos nas entradas e saídas dos leitores fixos Honeywell IF1 Até 2 Entradas para sensor Até 2 Saídas para Torre Andon ou dispositivos de campo (cancela, semáforo e alarmes.

Solicite agora mesmo uma cotação: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5519971330787