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Casos de Sucesso Vince
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Redução do tempo de máquina parada em torno de 40%

    A empresa já era usuária de nossa solução para gestão do chão de fábrica porém os apontamentos de produção eram realizados manualmente pelos operadores em estações de apontamento.

    Os objetivos iniciais que motivaram a implantação da ferramenta na época eram:
    • Acompanhar a execução das peças na fábrica em tempo real
    • Conhecer o tempo gasto em cada operação.

    Estes objetivos foram alcançados rapidamente e outros resultado que não faziam parte do escopo inicial também foram alcançados, tais como redução no tempo de máquina parada, porém com o uso da ferramenta a diretoria identificou que as máquinas ainda ficavam paradas por muito tempo e que havia ainda dois agravantes, não se confiava nos motivos usados para justificar as paradas e o tempo de resposta às paradas eram grandes, ou seja, demorava-se muito tempo até o responsável tomar conhecimento do problema e tomar uma ação corretiva.

    Diante disto a diretoria nos procurou e solicitou que fosse desenvolvido um software que monitorasse as máquinas em tempo real visando proporcionar menor tempo de resposta aos problemas de produção e maior confiança nos motivos de parada.

    Com este objetivo, estudamos o problema e implementamos um conjunto de novas funcionalidades na ferramenta para atender as necessidades do cliente.

    A primeira parte do problema foi resolvida através de um software de monitoramento em tempo real da máquina. Este software identifica se a máquina está funcionando ou parada, contabiliza o tempo de usinagem da peça e realiza a contagem automática de peças produzidas, identifica automaticamente a troca de peças e o tempo gasto na troca, paradas devido falhas de máquina, quando não há ordens abertas na máquina, entre outras situações.

    Somente esta funcionalidade já proporcionou diversas mudanças na gestão, pois permitiu saber a real situação da máquina e da peça em tempo real.

    Em seguida foi implantada a funcionalidade que permitiu definir qual o setor responsável de cada motivo de parada e que avisa o setor em questão automaticamente. Assim, quando uma máquina pára, o setor responsável pela parada é avisado em tempo real. Com isto os responsáveis pelo problema passaram a tomar conhecimento das paradas imediatamente e passaram a tomar uma ação corretiva em um tempo muito.

    Para evitar o problema relacionado à falta de confiança no motivo utilizado para justificar a parada, o setor responsável pela parada deve aceitar entrando com seu login e senha e caso não aceite ou identifique que o motivo de parada é outro, pode informar o motivo correto, que se for de outro setor, este tomará conhecimento imediatamente.

    Com estas funcionalidades implementadas a redução no tempo de máquina parada foi quase automático. Naturalmente os responsáveis pelas paradas, como manutenção, engenharia, ferramentas, pcp, entre outros, passaram a responder aos problemas quase que imediatamente. Estima-se que houve uma queda no tempo de máquina parada em torno de 40% somente em razão desta funcionalidade.

    Outra constatação interessante foi que os setores de apoio começaram a trabalhar mais próximos da equipe de produção proporcionando melhorias também na qualidade do produto.

    Com isto os responsáveis pelo problema passaram a tomar conhecimento das paradas imediatamente e passaram a tomar uma ação corretiva em um tempo muito menor.


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