Vince Soluções e Tecnologia Localizado em Rua Antonio Frezarin, 416, Vila Medon, Americana / SP. Telefone: (19) 3601.1777. .

Iniciativa, Liderança e Aumento da Produtividade

    Algum tempo após concluir a implantação de uma ferramenta para monitoramento automático da produção, que mede o tempo ciclo real, contabiliza a produção e detecta paradas de máquina automaticamente, realizamos algumas visitas para assessorar nosso cliente na melhoria de sua produtividade.

    Já na primeira visita foi constatado que a eficiência média do tempo de ciclo estava muito abaixo do que se esperava. Esperava-se que os equipamentos estivessem trabalhando próximo dos 100% de eficiência do tempo de ciclo padrão. Porém não foi isto que encontramos.

    O valor estava bem abaixo, o que representava uma grande perda de produção visto que há demanda de produção e as máquinas trabalham em 2 turnos durante todo o mês.

    Realizando um trabalho de investigação junto com a equipe de engenharia, pcp, produção e preparadores, identificamos haver vários fatores que poderiam estar contribuindo para esta baixa eficiência do tempo de ciclo, entre os quais citamos os mais relevantes abaixo:

    1 - A ficha de preparação da máquina definia como ajustar a máquina, porém deixava alguns ajustes da máquina sem definição. A regulagem incorreta de certos ajustes da máquina fazia com que a mesma trabalhasse em velocidade inferior à velocidade especificada.

    2 - A ordem de produção apresentava somente o setor onde produzir a peça, mas como são várias máquinas em cada setor, o pcp liberava a preparação da máquina que estava livre para produzir, mesmo que esta máquina não fosse a mais adequada.

    3 - Os preparadores liberavam a máquina para produzir, mas não certificavam que a máquina estava produzindo na velocidade correta.

    Nesta mesma reunião definimos as seguintes ações:

    Revisão da ficha de preparação da máquina
    A ficha deveria definir como ajustar todas as regulagens possíveis do equipamento, não deixando margem para o preparador não regular ou regular conforme sua interpretação.

    Revisão do cadastro de engenharia
    A engenharia deveria informar não somente o setor onde produzir o produto, mas também a lista das máquinas preferenciais, na ordem de preferência. Assim o PCP programaria a produção dos itens nas máquinas mais apropriadas e que conseguem produzir aquele produto com o melhor desempenho.

    Treinamento dos programadores da produção
    A nova ordem de produção deveria ser apresentada à equipe de PCP para que usassem esta informação no momento de alocarem os itens nas máquinas preferenciais.

    Treinamento dos preparadores
    Os preparadores deveriam receber uma reciclagem nos procedimento de preparação e enfatizar a importância de se seguir o procedimento na hora de preparar a máquina.

    Acompanhamento do primeiro lote de peças
    As primeiras peças devem ser cronometradas e comparadas com o tempo de engenharia para certificar que a máquina estava produzindo na velocidade definida pela engenharia.

    Estas ações foram tomadas em uma semana.

    Aumento da produtividade

    No final do mês, já podíamos observar um aumento de 5% na eficiência média do tempo de ciclo da produção, o que não era pouca coisa visto que as ações foram concluídas na metade do mês.

    No final do mês seguinte, em que as ações tomadas fizeram efeito desde o primeiro dia, a eficiência média do tempo de ciclo aumentou para 9%, que é o que se esperava das ações tomadas, visto que estas ações não resolveriam todos os problemas.

    Como há demanda para os produtos fabricados, o aumento da eficiência do tempo de ciclo médio implicou no aumento da produção e do faturamento da empresa.

    Conclusões

    A ferramenta de supervisão da produção permitiu que a equipe identificasse facilmente a performance da produção e a identificar as principais perdas de produção.

    Com o emprego de técnicas clássicas e simples, tais como brainstorming, 5 porquês, gráficos de Pareto e priorização, a equipe identificou as causas e definiu ações de bloqueio.

    Com investimentos financeiros ínfimos, a equipe implementou as ações (melhoria dos procedimentos e treinamentos) que proporcionaram aumento substancial na produtividade.

    A empresa possuía a ferramenta de gestão, possuía as técnicas e possuía os recursos, porém estes 3 ingredientes sozinhos não foram suficientes para aumentar a produção da empresa. Somente quando adicionamos mais dois ingredientes os resultados começaram a aparecer:

    Iniciativa e Liderança.

    É muito importante possuir as ferramentas, dominar as técnicas e ter os recursos, mas as empresas precisam desenvolver estes dois comportamentos em seus colaboradores se desejam alcançar grandes resultados: Iniciativa e Liderança.

Tags: aumento da produtividade, produtividade, lideranca, iniciativa