Vince Soluções e Tecnologia Localizado em Rua Antonio Frezarin, 416, Vila Medon, Americana / SP. Telefone: (19) 3601.1777. .

Descubra a sua fábrica escondida e aumente a produção.

    O tamanho de sua fábrica escondida é a diferença entre a capacidade produtiva atual menos a quantidade de produtos bons fabricados.

    A capacidade produtiva é o quanto sua fábrica pode produzir durante o tempo programado para produzir, considerando que não ocorrerá nenhuma perda de produção, tais como: quebra de máquina, troca de produto, falta de material, operação em velocidade reduzida ou peças que não ficaram boas na primeira vez, entre outras perdas.

    Exemplo: Suponha que no período de um ano sua fábrica tenha 5544 horas programadas para produzir e, não havendo perda de produção, sua fábrica consegue produzir 277.200 produtos bons neste tempo. Esta é a capacidade produtiva de sua fábrica.

    Contabilize para este período, quantos produtos bons foram fabricados. Suponha, para este nosso exemplo, que sua fábrica tenha produzido 165.000 produtos bons neste período. Observação: considerar como produto bom somente aquele que foi considerado bom na primeira vez.

    Assim temos:
    Capacidade produtiva: 277.200 produtos
    Produção no período: 165.000 produtos bons.

    O tamanho da fábrica escondida para este nosso exemplo é de 277.200 menos 185.000 produtos bons.

    Ou seja, 112.200 produtos bons é o tamanho da fábrica escondida que existe dentro de sua fábrica atualmente. Esta é a quantidade de produtos que deixaram de ser produzidas devido perdas de produção, o que equivale a praticamente 40% de sua capacidade produtiva.



    Tomar conhecimento do tamanho desta perda é o primeiro passo para começar a trilhar o caminho da melhoria continua, em busca de patamares melhores que suportem o negócio de sua empresa.

    Nos próximos blogs, falaremos sobre as grandes perdas de produção e como o OEE nos ajuda a identificar estas perdas.


Tags: fabrica escondida, OEE